Escolas estaduais iniciam terceira entrega de kits merenda 30/04/2020 - 13:22

O início oficial da terceira entrega dos kits de merendas nas escolas estaduais é só nesta sexta-feira (24), mas há quem tenha optado por começar já na tarde desta quinta-feira (23). Esse é o caso do C.E Emilio de Menezes, no bairro Capão Raso, onde Ademar Ramos Ferreira é o diretor e organizou sua equipe de voluntários para que os alimentos chegassem o quanto antes para as famílias que mais precisam.

Para atender as famílias que foram até o Emilio de Menezes receber seu terceiro kit de merenda, Ademar e sua equipe de voluntários montaram uma verdadeira operação: máscara, luvas, álcool em gel, distância nas filas, tudo conforme as orientações para prevenção do coronavírus.

“Sabemos que existe um risco, pois lidamos com o público, mas estamos preparados com as máscaras, álcool em gel para atender bem essas famílias que aguardam ansiosas a chegada da merenda”, destaca o diretor.

Ademar conta ainda que a gratidão que ele e os voluntários recebem destas famílias é um dos motores desta ação. “Eles sempre nos agradecem. Temos também muitos alunos refugiados de outros países, ou seja, é uma situação bem delicada. Essas famílias vêm desassistidas, e estamos conseguindo prestar auxílio às famílias dos nossos alunos.”

Luciane Machado, que é agente educacional, foi uma das voluntárias na entrega desta quinta e explica um pouco de como funcionou este trabalho. “Temos em torno de oito pessoas na triagem e distribuição, além das meninas da secretaria que ligam para as famílias avisando sobre a entrega. É muito gratificante para nós, nesses tempos difíceis que estamos vivendo, levantamos cedo, com vontade, para separar os alimentos e montar os kits para depois distribuir para quem precisa”, relatou Luciane.

E essa gratidão que tanto emociona pode ser vista em Fabiana Cristina dos Santos, uma das mães que foi até o C.E Emilio de Menezes receber seu kit de merenda, que fala da importância da ação da Secretaria da Educação neste momento. “Ajuda e muito essa distribuição das cestas básicas, pois não sabemos o que vai acontecer nessa pandemia”.

A equipe de voluntários também contou com a participação de Celita Aparecida Moreira, mãe de um dos alunos e que também faz parte da APMF da escola que destacou a os impactos positivos que a iniciativa trouxe. “Essa ação da Secretaria de Educação é excelente, no momento mais difícil acontece essa distribuição de cestas básicas para quem mais precisa e é gratificante estar aqui ajudando”.

KITS MERENDAS - Essa é a terceira entrega da ação da Secretaria de Estado de Educação e do Esporte de distribuição dos kits de merenda. A entrega é feita quinzenalmente aos alunos beneficiários do Bolsa Família e em situação de vulnerabilidade.

Atualmente, são cerca de 230 mil alunos com famílias inscritas no programa no Estado. A ação será válida enquanto perdurar a crise do coronavírus.

As instituições de ensino têm autonomia para organizar de que forma será feita a retirada dos kits, com a orientação de que sejam tomadas todas as medidas de prevenção necessárias a fim de impedir o contágio da doença, como evitar aglomerações. Também é recomendado o uso de equipamentos de proteção, como máscaras, luvas e álcool gel por parte dos servidores e voluntários que trabalham na iniciativa.

A entrega dos kits da merenda foi regulamentada pelo Decreto 4.316/2020, do Governo do Paraná. As presenças dos alunos serão computadas de acordo com as atividades propostas pelas aulas na TV, pelo celular e pelo computador, e entregues on-line.