Pete disponibiliza cota extra a partir do segundo semestre 14/06/2021 - 17:22

O Governo do Paraná fará o repasse de cotas extras para os municípios que ofertarem o transporte escolar com a retomada das aulas presenciais. A medida foi definida após reuniões entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e Associação dos Municípios do Paraná (AMP) para garantir o serviço durante o ano letivo de 2021.

Todos os municípios que retornarem com o transporte escolar para os alunos da rede estadual de ensino no segundo semestre de 2021 receberam um valor da cota extra que pode corresponder a 10%, 20% ou 30% do valor da parcela mensal. O recurso será pago juntamente com os valores repassados pelo Programa Estadual do Transporte Escolar (Pete), entre os meses de julho a novembro.

A cota extra busca auxiliar os municípios na prevenção da Covid-19 nos veículos escolares e, assim manter a ofertar o serviço de transporte escolar durante o ano letivo. É necessária uma ação conjunta entre a gestão estadual e as gestões municipais de respeito e cumprimento dos protocolos sanitários para garantir de forma segura a oferta do serviço de transporte escolar aos alunos da rede estadual de ensino.

SEGURANÇA - O transporte escolar deve seguir os requisitos sanitários: respeitar o limite de 50% do número de passageiros; exigir o uso obrigatório de máscaras; manter as janelas abertas; além da recomendação para verificar a temperatura e higienizar as mãos no embarque e desembarque dos estudantes.

A medida foi tomada em reunião entre o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder; o presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller; vice-presidente da associação, prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar dos Santos.