Seed atinge marca de 25 milhões de alimentos doados 31/07/2020 - 15:58

Na décima edição da entrega dos kits de merenda, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) atingiu a marca de 25 milhões de quilos de alimentos distribuídos para as famílias dos 231 mil alunos beneficiários do Bolsa Família, no Paraná. Nesta sexta-feira, dia 31 de julho, 2.143 escolas estaduais participaram dessa ação do bem.

Os alimentos são enviados para as escolas por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), e para cada escola vai uma porção correspondente ao número de alunos matriculados. Quando esse recurso chega na escola, o diretor tem a autonomia para preparar os kits e distribuí-los conforme a demanda da comunidade.

É o que acontece no Colégio Estadual Yvone Pimentel, onde a diretora Maira Hara prepara os kits junto à sua equipe pedagógica, chama as famílias dos alunos beneficiários do Bolsa Família e distribui os kits. “Para muitas famílias, o kit de merenda está sendo um meio de continuarem tendo uma alimentação balanceada”, explica a diretora.

De acordo com o Secretário de Educação, Renato Feder, a distribuição dos kits de merendas deve continuar até o fim da pandemia do Covid-19. “Sabemos que muitas famílias paranaenses foram afetadas pela pandemia. Nosso intuito é manter essa corrente do bem e auxiliá-los nesse momento, doando os kits de merendas”, afirma.

Boa ajuda - Para os responsáveis pelos estudantes, os kits vieram em um bom momento, já que muitos estão em casa sem conseguir trabalhar e, consequentemente, sem renda.

A dona de casa Patrícia Versanni tem duas filhas estudando no Colégio Estadual Desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa, no município de Icaraíma. Ela afirma que, para ela e sua família, a ação vinda da Seed ajudou em um momento crítico. “Eu fico muito emocionada porque a cada 15 dias eu pego o kit de alimentação e, junto com minhas filhas, temos a certeza que ficaremos bem”, explica.

Entrega do material impresso - Nesse mesmo dia, as secretarias das escolas distribuem também material impresso para os alunos que estão com dificuldade de acesso às aulas remotas.

“Nós os convidamos para virem à escola no mesmo dia da entrega do kit; junto com a merenda entregamos as atividades e, se necessário, já tiramos dúvidas”, explica a diretora Maira.

Decreto do Governo - A entrega dos kits foi regulamentada pelo Decreto nº 4.316/2020, do Governo do Paraná, e pela Resolução nº 901/2020, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), e é feita quinzenalmente em todas as escolas estaduais do Paraná. Os kits são montados com os alimentos que seriam utilizados para a produção da merenda dos alunos da rede, e estão sendo destinados para as famílias em situação de maior vulnerabilidade neste momento.