Transporte Escolar capacita técnicos das regionais de Educação 02/09/2020 - 11:26

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) realizou, na semana passada, reunião com os técnicos dos Núcleos Regionais de Educação que atuam com a gestão do Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete). O objetivo é o repasse de informações para capacitar os municípios quanto ao registro de dados desse serviço em 2020. O evento, devido à pandemia, ocorreu via meet.

Na abertura do encontro, o diretor-presidente do Instituto Fundepar, Alessandro Oliveira, destacou a importância da formação. “É essencial dar sequência ao trabalho que estamos realizando em parceria com os municípios, e assim assegurar o transporte escolar para que os estudantes tenham o direito de acesso à escola garantido”, comentou.

Em março, com a com a publicação do Decreto 4.258/2020, as aulas presenciais foram interrompidas devido à pandemia. Com isso, o serviço de transporte escolar realizado pelas prefeituras foi suspenso. Até então, a Fundepar fez o repasse de cerca de R$ 26 milhões aos municípios para transporte de 210 mil estudantes da rede estadual de ensino.

Além do investimento, a reunião técnica ainda abordou o papel dos comitês municipais no controle social quando as aulas retornarem, as atualizações do Sistema de Gestão do Transporte Escolar (Siget); e o esclarecimento de dúvidas.

SIGET - O sistema realiza processamento de dados e integra os recursos metodológicos, dados e informações necessários à gestão do transporte escolar no Paraná. Um aplicativo, disponível via internet, de modo gratuito e aberto para uso institucional oferece material de apoio à gestão: formulários de cadastro e de pesquisa, veículos, condutores, monitores, fornecedores, rotas, combustíveis, usuários e instituições.

Ainda constam dados de alunos e escolas. Recursos para geoprocessamento, base cartográfica municipal e otimização de rotas. Legislação, normas de trabalho e de uso do transporte escolar. Relatórios, indicadores, estatísticas e informações gerais do transporte escolar no Paraná.