Transporte escolar segue orientações sanitárias para prevenção da Covid-19 26/05/2021 - 15:35

As aulas retornaram em 200 escolas estaduais na segunda semana de maio e, com isso, houve a retomada da oferta do transporte escolar em 55 municípios paranaenses. Para garantir a segurança de estudantes, motoristas e familiares, as medidas de segurança presentes do “Protocolo Para Retorno Às Aulas Presenciais” do Governo do Paraná, considerando os Decreto 4.960/2020 e Resolução Conjunta CC/SEED 01/2020, estão sendo cumpridas à risca.

O transporte escolar deve obedecer aos seguintes requisitos sanitários: respeitar o limite de 50% do número de passageiros; exigir o uso obrigatório de máscaras; manter as janelas abertas; além da recomendação para verificar a temperatura e higienizar as mãos no embarque e desembarque dos estudantes.

O município de Castro é um exemplo desses cuidados. Todas as 37 escolas (17 da rede estadual e 20 da rede municipal) retornam às atividades pedagógicas presencialmente. Para atender mais de quatro mil alunos dessas redes, a frota conta com 89 ônibus que percorrem diariamente 8.700 quilômetros em 90 linhas existentes do transporte escolar.

Para contribuir com essas medidas, os municípios que estão ofertando o transporte escolar receberam o valor integral do Programa Estadual do Transporte Escolar (Pete) da parcela referente ao mês de maio. Cabe aos administradores municipais a gestão do transporte escolar de sua região.