Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional

Acesso Rápido:

Programa Módulos Sustentáveis

O Programa Módulos Sustentáveis é um projeto piloto desenvolvido para atender as comunidades escolares indígenas, quilombolas e do campo. O objetivo é obter uma edificação que utilize tecnologia de rápida execução e com baixo impacto ambiental.

Sobras de madeira e resíduos plásticos formam a chamada “madeira ecológica”, que não contribui para o consumo de recursos naturais. Por cima de tudo, o “telhado verde”, que absorve o dobro de calor e permite reter a água da chuva, que depois é reaproveitada na irrigação.

Mas talvez o principal benefício seja mesmo a agilidade e a rapidez da construção, que tornam o Programa Módulos Sustentáveis a opção perfeita para áreas rurais ou de difícil acesso.

Para quem senta nas carteiras, não existe diferença. Por dentro, os módulos são idênticos às salas de aula convencionais. Com uma vantagem: maior conforto termo-acústico contribui para tornar o ambiente escolar mais convidativo e digno.

O FUNDEPAR está iniciando os estudos para a implantação deste programa através de um projeto piloto que prevê a construção de três módulos, que serão instalados no Colégio Estadual Córrego do Frango, na comunidade quilombola de Adrianópolis; no Colégio Estadual do Campo Santa Izabel, em Bituruna; e no Colégio Indígena de Clevelândia, além de uma sala de aula no Colégio Estadual Papa João Paulo I, em Curitiba.

Após esta implantação, os módulos “piloto” serão avaliados sob os aspectos econômicos, ergonômicos, ambientais e em relação a adaptações eventualmente necessárias para atendimento à legislação e possível implantação em larga escala.

.Modulos Sustentaveis

Veja mais imagens dos Módulos Sustentáveis aqui
Recomendar esta página via e-mail: