Cotas do Fundo Rotativo já foram depositadas 31/08/2021 - 15:01

O Governo do Paraná, por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), repassou esta semana mais de R$ 13 milhões para as mais de 2,1 mil escolas estaduais do Fundo Rotativo – é a sétima cota normal de consumo e a terceira parcela de serviço. Os recursos servem para realização de atividades educacionais e para atender as demandas diárias das instituições com agilidade, o que contribui para a qualidade de ensino.

A cota de consumo, depositada na última semana, serve para a compra de materiais de limpeza, expediente, didático, esportivo, gás, lâmpadas, por exemplo. A cota serviço, por exemplo, serve para pequenos reparos de infraestrutura elétricos, colocação, conserto, limpeza, manutenção e substituição de materiais escolares.

Devido à pandemia, o recurso também pode ser utilizado para a elaboração de materiais impressos para os alunos da rede que estão sem acesso à TV aberta ou às ferramentas online.

A prestação de contas das cotas pelos diretores escolares é por meio do Sistema de Gestão de Recursos Financeiros (GRF).

O Fundo Rotativo é um programa de repasses direto às instituições de ensino que possibilita a agilidade para fazer compras de materiais de expediente, limpeza ou pedagógicos ou efetuar pequenos reparos na infraestrutura sem burocracia.

A aplicação dos recursos deve ter a aprovação e o acompanhamento da comunidade escolar e para receber o dinheiro, as escolas precisam estar com as prestações de conta regularizadas.