Mãos Amigas

O que é o Programa Mãos Amigas?

O Programa Mãos Amigas é um Programa de Governo que consiste na execução de serviços de manutenção, conservação e reparos de unidades escolares e de imóveis do patrimônio público através da mão de obra de Pessoas Privadas de Liberdade – PPL, do sistema penal do Estado do Paraná.

Qual a finalidade do Programa?

Contribuir para a conservação e manutenção das unidades escolares e prédios públicos ao mesmo tempo que atende finalidades produtivas do trabalho de Pessoas Privadas de Liberdade – PPL e gerar economia de recursos públicos.

Quais os principais eixos do Programa?

RESSOCIALIZAÇÃO: cumprimento do princípio constitucional de respeito à dignidade da pessoa humana e atendimento das finalidades educativas e produtivas do trabalho, oferecemos a pessoa privada de liberdade uma ajuda de custo de 75% do salário mínimo, oportunizando condições favoráveis à sua sustentabilidade para seu retorno ao convívio social; 

CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO: Contribuir para conservação e manutenção dos estabelecimentos escolares e móveis do patrimônio público; 

ECONOMIA: A execução dos serviços de reparos reduz em média 50% dos orçamentos, conforme preços praticados no mercado. Além disso, através da ressocialização existe a possibilidade de redução da pena, o que desonera o sistema penitenciário Paranaense - a cada três dias de trabalho um dia de redução de pena.

O Programa está disponível em todo o Paraná?

O programa atende instituições de ensino dos Núcleos Regionais de Educação de Curitiba, Área Metropolitana Norte, Área Metropolitana Sul, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama.