Educação entrega kits de robótica para escolas estaduais de mais oito municípios 19/10/2021 - 16:12

Mais 13 colégios estaduais de oito municípios receberam nesta segunda-feira (18) 117 kits educacionais de robótica — nove para cada instituição de ensino. Foram contempladas, desta vez, escolas do Núcleo Regional de Educação (NRE) da Área Metropolitana Norte. A cerimônia de entrega dos kits aconteceu no Colégio Estadual Altair da Silva Leme, em Colombo.

A iniciativa faz parte do Programa Robótica Paraná, que tem foco no desenvolvimento de projetos tecnológicos em aulas de robótica oferecidas para estudantes do Ensino Médio. No total, o Governo do Estado está entregando 2,5 mil kits para atender mais de 250 colégios, em um investimento de R$ 9,1 milhões.

"Sempre existiu muita diferença entre a escola pública e a escola privada. Queremos fazer o que parecia impossível: tornar a escola pública tão boa e até melhor que a particular. Queremos dar para vocês, alunos, a melhor educação", disse o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder, durante a cerimônia.

"Vocês têm, com esses kits e com as aulas de robótica, a possibilidade de fazer coisas incríveis e de ter, futuramente, empregos maravilhosos. Vão aprender a programar, fazer robôs, circuitos elétricos, coisas de que o mundo precisa", completou.

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, também esteve presente no evento e destacou a necessidade de proporcionar oportunidades iguais a todos os estudantes, a partir da tecnologia.

"As profissões do futuro envolvem a linguagem das máquinas, programação, robótica, tecnologia. Quem está hoje na escola pública vai ingressar em boas oportunidades de trabalho lá na frente", afirmou. "É justo que vocês, estudantes, tenham as mesmas oportunidades e possam competir de igual para igual com alunos de escolas privadas".

Os colégios estaduais que receberam os kits robótica foram Professor Edimar Wright e Floripa Teixeira de Faria (de Almirante Tamandaré), Timbu Velho (de Campina Grande do Sul), Jardim Boa Vista (de Campo Magro), Presidente Abraham Lincoln, Professor Altair da Silva Leme, João R. de Camargo e Júlia Cavassin (de Colombo), Amyntas de Barros e Mathias Jacomel (de Pinhais), Ivanete M. de Souza (de Piraquara), Elias Abrahão (de Quatro Barras) e São Francisco de Assis (de Tunas do Paraná).

No fim da semana passada foram entregues kits para escolas dos NREs de Dois Vizinhos, Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul e União da Vitória.

ROBÓTICA PARANÁ – O programa Robótica Paraná foi lançado no final de agosto e oferece a alunos do Ensino Médio da rede estadual conteúdos de automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência. Com o programa Educação para o Futuro, previsto para começar no ano que vem, a intenção é adquirir mais 6 mil kits de robótica para os colégios da rede estadual.

Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, incluindo motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, por exemplo.

Para facilitar o processo de aprendizagem, os alunos contarão com materiais didáticos como videoaulas e cartilhas digitais, com instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade. Alguns exemplos são braço robótico, irrigador automático e projeto semáforo. Todos os materiais estão disponíveis no site do Robótica Paraná.

PRESENÇAS – Estiveram na solenidade o prefeito de Colombo, Helder Lazarotto; os deputados estaduais Gilson de Souza e Mara Lima; a chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Silvana Avelar; o chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, Claus Andrade Marchiori; o diretor-presidente do Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno; membros da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Seed-PR, além de diretores, professores e estudantes das escolas contempladas.

Fonte: ANPr.