Escolas estaduais destaques no último Ideb são homenageadas no Palácio Iguaçu 16/08/2021 - 13:08

Diretores de 160 escolas e chefes dos 32 NREs (Núcleos Regionais de Educação) do Paraná estiveram nesta sexta-feira (13) no Palácio Iguaçu para receber o certificado diamante, premiação criada pela Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) para homenagear as escolas com os melhores desempenhos no último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), realizado em 2019. A homenagem contemplou as instituições de ensino com mais de 600 matrículas.

O vice-governador Darci Piana e o secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, participaram da cerimônia e entregaram os certificados para os colégios com as 50 maiores médias do Paraná e os 50 maiores avanços (de 2017 para 2019), tanto do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) quanto do Ensino Médio.

Durante a cerimônia, Feder ressaltou que o evento celebra a qualidade do trabalho que está sendo construído no Estado. “Este evento foi promovido em agradecimento a essa rede espetacular do Paraná, dando luz ao trabalho dos profissionais, que estão sempre muito comprometidos com a educação das crianças e adolescentes", completou.

“Esse resultado positivo é reflexo de trabalho diário. Sem a união das forças, não seria possível esse nível de desenvolvimento, e nosso objetivo é continuar crescendo”, destacou o vice-governador Darci Piana.

O chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati, Marcelo Fabricio Chociai Komar, parabenizou seus colegas, os estudantes e toda comunidade escolar pelos bons resultados. “Vemos uma soma de forças que vem de todo trabalho muito bem instrumentalizado nas nossas escolas, o que se refletiu no avanço do Ideb e vem se refletindo a cada dia, por meio dos nossos estudantes, que estão brilhando e vão brilhar muito mais”, comentou Marcelo.

IDEB – No último Ideb, o Paraná teve a alta mais expressiva do País (de 0,7) no Ensino Médio, de 3,7 para 4,4, subindo de sétimo para o quarto lugar no ranking de escolas públicas. Já no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), o Estado subiu do sétimo para o terceiro lugar na classificação nacional, com a média de 5,1.

SAEB 2021 – Parte integrante da nota do Ideb, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 será realizado entre 8 de novembro e 10 de dezembro em todas as unidades da federação. A partir de setembro, as escolas participantes serão contatadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para fazer o agendamento da aplicação dos testes.

Serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes de 5º a 9º anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio.

CERTIFICADO OURO – Na última sexta-feira (6), foi entregue o certificado ouro a 668 escolas com os melhores resultados em cada um dos 32 NREs. O secretário Renato Feder acompanhou a entrega dos certificados aos diretores de colégios do NRE Área Metropolitana Norte, que contempla 14 municípios. A cerimônia aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

AGENDA DOS CHEFES – Logo após o evento de entrega da premiação diamante, o secretário Renato Feder, os diretores da Seed, bem como os chefes dos NREs, se encontraram na Universidade Tuiuti do Paraná (UTO). Lá, aconteceu um diálogo entre os profissionais, com o objetivo de compreender suas necessidades e ajustar as ferramentas para a melhoria da educação no Paraná.

Fonte: ANPr.