MT conhece gestão da alimentação escolar da Fundepar 04/08/2021 - 18:05

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – Fundepar recebeu nessa terça-feira (03) comitiva da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso (Seduc). Durante três dias, serão apresentadas as ações realizadas pelo Instituto no Programa Estadual de Alimentação Escolar que garantem cerca de um milhão de refeições/dia servidas  com qualidade em mais de 2,1 mil escolas estaduais.

Os bons resultados de gestão tornaram o Paraná uma referência na área. “Buscamos todos os dias alcançarmos a excelência no atendimento à alimentação escolar nas nossas escolas, pois sabemos da importância que essas refeições contribuem na aprendizagem dos nossos alunos”, explicou o diretor-presidente da Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno.

Segundo a secretária Adjunta de Administração Sistêmica da Seduc, Ane Cristina dos Santos Barros Neis, a reunião oferece uma oportunidade par conhecer o sistema de alimentação paranaense. “Buscamos as boas práticas existentes pelo País para podermos adaptá-las a nossa realidade, e assim, oferecermos melhorias aos nossos alunos da rede”, comentou.

O estado do Centro-Oeste atende cerca de 380 mil estudantes com 730 unidades de ensino em 141 municípios. Na alimentação escolar são investidos mais de R$ 50 milhões por ano. Os recursos são descentralizados e cabe ás escolas a compra dos alimentos, inclusive da agricultura familiar.

Entre os assuntos apresentados à comitiva mato-grossense estão a compra de gêneros alimentícios, os processos de licitação (chamada pública e pregões), a distribuição das remessas, a aceitabilidade dos produtos e cardápios dos gêneros alimentícios, a agricultura familiar, armazenamento e logística dos produtos, o acompanhamento nas escolas, entre outros.

O encontro ainda realizará nos próximos dias uma visita técnica no Colégio Estadual Dona Branca, em Curitiba, e também com servidores da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

A abertura do evento contou com a presença da chefe de Gabinete da Fundepar, Karina Tanno; da diretora Técnica, Eliane Carmona e do gerente do Departamento de Nutrição e Alimentação, Angelo Mortella.