Brigadas Escolares

O que fazer após receber uma fiscalização do Corpo de Bombeiros?

Encaminhar a notificação ao técnico brigadista do Núcleo Regional de Educação – NRE

  • Caso os apontamentos emitidos pelo Corpo de Bombeiro sejam referentes à recarga de extintor, a luminárias, placas, números de brigadistas, plano de abandono (pontos previstos no CERTIFICADO DE CONFORMIDADE), o técnico fará as devidas orientações à direção da instituição de ensino, acerca do procedimento adequado.
  • Caso os apontamentos emitidos pelo Corpo de Bombeiro sejam referentes à estrutura física da instituição de ensino, o técnico brigadista do NRE, encaminhará a questão ao FUNDEPAR, para que sejam tomadas as devidas providências, dentro de suas capacidades técnicas e orçamentárias.

Havendo geração de multa, após fiscalização do Corpo de Bombeiros, como proceder?

Encaminhar a notificação de multa emitida pelo Corpo de Bombeiro, via e-protocolo, à Assessoria Técnica da FUNDEPAR - FUN/AT.

O que deve ser feito após solicitação de projeto de prevenção?

Encaminhar a solicitação de projeto de prevenção de incêndio, solicitada pelo Corpo de Bombeiro, ao técnico brigadista do Núcleo Regional de Educação - NRE (este se encarregará dos devidos trâmites).

De onde vêm os recursos para as adequações solicitadas pelo Corpo de Bombeiro?

Da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná – SEED.

Qual o prazo de carga dos extintores?

Um ano de validade para a recarga.

Os gastos com recarga/placas/luminárias são autorizados pelo Fundo Rotativo?

Sim, instituições de ensino público estadual podem utilizar recursos do Fundo Rotativo.

Como solicitar o Certificado de Conformidade do Programa Brigadas Escolares Defesa Civil na Escola (PBEDCE)?

O Gestor da Instituição de ensino deverá acessar o site www.sisbrigadas.pr.gov.br com o login e senha da central de segurança.

Existe um tutorial de como fazer o procedimento da emissão do Certificado de Conformidade no site da Defesa Civil Estadual através do endereço: www.defesacivil.pr.gov.br.

Quais itens são verificados para emissão do Certificado de Conformidade?

Datas dos treinamentos dos simulados de abandono das instituições, quantidade, classe/tipo (água, CO2, BC ou ABC) e data de validade de todos os extintores, fotos da escadaria ou acesso ao ponto de encontro, foto do ponto de encontro no dia dos simulados, foto da saída de sala de aula e atas das reuniões da Brigada Escolar, quantidade de luzes de emergência e saídas de emergência da Instituição e Calendário Escolar.