Departamento de Nutrição e Alimentação

Programa de Alimentação Escolar

• A alimentação escolar é toda alimentação fornecida aos alunos da rede pública de ensino durante o período letivo. O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, é financiado pelo governo estadual e federal, e é regido pela Lei Federal n.º 11.947/2009 e Resolução CD/FNDE n.º 006/2020.

• Tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

• A rede pública estadual de ensino é integrada por mais de 2 mil colégios, que fornecem no mínimo 3 refeições diárias a aproximadamente 1 milhão de alunos do ensino fundamental II, médio, profissionalizante, EJA, indígena e quilombola, em período parcial e integral.

• A gestão estadual do PNAE é de competência do Instituto Paranaense de Desenvolvimento da Educação – FUNDEPAR/Departamento de Nutrição e Alimentação escolar

 

➡️ Maiores informações, sempre atualizadas, sobre Alimentação Escolar, clique aqui.

 

O Departamento de Nutrição e Alimentação, vinculado à Diretoria Técnica, tem como competências:

• Executar e gerir o Programa Estadual de Alimentação Escolar, de acordo com a legislação vigente, visando proporcionar o atendimento dos alunos da rede estadual de ensino com alimentação saudável e de qualidade, segundo as diretrizes do Ministério da Educação.

• Elaborar e atualizar as especificações técnicas dos alimentos a serem adquiridos para compor os editais de licitação.

• Assessorar o Conselho Estadual de Alimentação Escolar (CEAE), proporcionando as condições adequadas às ações decorrentes.

• Acompanhar o processo licitatório em todas as suas fases e o gerenciamento da execução dos contratos de fornecimento de gêneros alimentícios.

• Realizar a chamada pública da agricultura familiar.

• Realizar testes de aceitabilidade externos e internos para aprovação de novas possíveis aquisições de produtos para compor a alimentação escolar.

• Elaborar propostas de inovação com o objetivo de promover direta ou indiretamente a melhoria da qualidade da alimentação escolar com a realização de supervisões periódicas para acompanhamento do Programa.

• Realizar visitas orientativas aos estabelecimentos de ensino do estado e aplicação de check-list de qualidade e Boas Práticas de Fabricação nas cozinhas, refeitórios e estoques, com elaboração de relatórios para planejamento das adequações e monitoramento de ações e melhorias.

• Pesquisar, elaborar e gravar novas receitas para diversificar as preparações e auxiliar as merendeiras com o cardápio da merenda escolar.

• Desempenhar outras atividades correlatas.

• Executar atividades relativas a programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação.

O Mais Merenda consiste na ampliação da oferta de alimentação escolar, com a inclusão de mais dois lanches: um na entrada e outro na saída de cada turno de meio período, totalizando, assim, três refeições por turno e por aluno. Implantado em junho de 2022, garante maior aporte nutricional aos alunos, objetivando melhorar ainda mais a aprendizagem e a segurança alimentar e nutricional dos alunos.

Você já conferiu os novos cardápios das escolas estaduais do Paraná?

Neste ano de 2024, estão sendo implementados os cardápios padronizados para proporcionar refeições mais nutritivas, evitar o desperdício e favorecer o planejamento, o que contribui para o bom uso dos recursos públicos.

Por que foram criados os cardápios padronizados?

A padronização visa evitar a repetição de refeições monocromáticas e menos atrativas, assim promovendo uma variedade de cores, texturas e sabores que estimulem não apenas o apetite, mas também a nutrição adequada dos estudantes. Essa iniciativa não apenas melhora a qualidade das opções alimentares oferecidas nas escolas, mas também contribui para a formação de hábitos saudáveis, fomentando uma relação positiva com a comida e promovendo o bem-estar geral dos alunos.

Em tempo: o termo "alimentação escolar" é mais abrangente e inclusivo do que "merenda escolar". Enquanto "merenda" sugere apenas um lanche ou refeição simples, "alimentação escolar" enfatiza a importância de fornecer refeições nutritivas e balanceadas para os alunos, visando não apenas saciar a fome, mas também promover a saúde e o desenvolvimento adequado. Portanto, é mais adequado usar o termo "alimentação escolar" para refletir essa abordagem mais abrangente e educativa. O termo merenda escolar, foi deixado de ser utilizado em 1979.

 

➡️ Informação 401/2024: Orientações a respeito do cardápio padronizado.

 

Servidores do Departamento de Nutrição e Alimentação (DNA) do Fundepar organizaram um livro de inspirações culinárias, contendo sugestões de receitas para os merendeiros da rede pública estadual de ensino.

Todas as sugestões do livro foram elaboradas a partir da lista de alimentos que compõem a 1ª e a 2ª remessa deste ano destinadas à alimentação escolar.

O livro contém opções de receitas aptas para veganos, vegetarianos, celíacos e intolerantes à lactose, além de diversas opções proteicas com carnes, de modo que necessidades diversas dos estudantes possam ser atendidas.

Muitas das receitas sugeridas já foram gravadas e podem ser encontradas nos vídeos do quadro Delícias da Escola, publicado pelo Instagram do Fundepar. O livro também traz orientações de higiene para o preparo das receitas, cuidados com a manipulação e o armazenamento dos alimentos, sem esquecer das dicas para o aproveitamento dos produtos provenientes da agricultura familiar.

Acesse o livro de receitas: Livro de Receitas

 

O que é pauta?

Atualmente são 9 pautas.

A pauta se refere à frequência na qual são servidas refeições e lanches durante a semana.

Para cada pauta há um cardápio diferente, que é adaptado para atender às necessidades específicas dos estabelecimentos escolares.

IMPORTANTE: Se a pauta da escola não está adequada à realidade dos alunos, é possível solicitar alteração ao Núcleo Regional de Educação.

 

 

PAUTA 1

 

PAUTA 1

  • Turmas de período parcial.
  • Escolas de Pauta 1 recebem feijão carioca.
  • Mais Merenda entrada + Refeição salgada* + Mais Merenda saída.

* 5 dias da semana com refeições salgadas (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

 

 

 

PAUTA 2

 

PAUTA 2

  • Turmas de período parcial.
  • Escolas de Pauta 2 recebem feijão carioca.
  • Mais Merenda entrada + Refeição*/Lanche* + Mais Merenda saída.

*4 dias da semana com refeições salgadas (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes) e 1 dia da semana com lanche (ex: cereal de milho + composto).

 

 

 

PAUTA 3

 

PAUTA 3

  • Turmas de período integral.
  • Escolas de Pauta 3 recebem feijão preto e carioca.
  • Mais Merenda entrada + Lanche da manhã* + Almoço** + Lanche da tarde* + Mais Merenda saída.

*Os lanches podem ser doces ou salgados.

 **Almoço conta com refeição completa (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

 

 

 

PAUTA 4

 

PAUTA 4

  • Servimento de lanches em 5 dias da semana, para escolas que não contam com espaço de cozinha para a manipulação de alimentos.

 

 

PAUTA

 

PAUTA 5

  • Turmas de período parcial.
  • Escolas de Pauta 5 recebem feijão preto.
  • Mais Merenda entrada + Refeição salgada* + Mais Merenda saída.

*5 dias da semana com refeições salgadas (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

 

 

 

PAUTA 6

 

PAUTA 6

  • Turmas de período parcial.
  • Escolas de Pauta 6 recebem feijão preto.
  • Mais Merenda entrada + Refeição*/Lanche* + Mais Merenda saída.

*4 dias da semana com refeições salgadas (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes) e 1 dia da semana com lanche (ex: cereal de milho + composto).

 

 

 

PAUTA 7

 

PAUTA 7

  • Escolas de período integral e parcial.
  • Escolas de Pauta 7 recebem feijão preto e carioca.

Período integral:

  • Mais Merenda entrada + Lanche da manhã* + Almoço** + Lanche da tarde* + Mais Merenda saída.

*Os lanches podem ser doces ou salgados.

 **Almoço conta com refeição completa (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

Período parcial:

  • Mais Merenda entrada + Refeição salgada* + Mais Merenda saída.

*5 dias da semana com refeições salgadas (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

 

 

 

PAUTA 8

 

PAUTA 8

  • Escolas agrícolas são período integral.
  • Mais Merenda entrada + Lanche da manhã* + Almoço* + Lanche da tarde* + Mais Merenda saída.

*Os lanches podem ser doces ou salgados.

 *Almoço conta com refeição completa (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

  • Internatos também incluem: Jantar* + Ceia**

*Jantar conta com refeição completa (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

**na Ceia é ofertado lanche doce (ex: frutas).

 

 

 

PAUTA 9

 

PAUTA 9

  • Escolas de período integral e/ou parcial.
  • Escolas de Pauta 9 recebem feijão preto e carioca.

Período integral:

  • Mais Merenda entrada + Lanche da manhã* + Almoço** + Lanche da tarde* + Mais Merenda saída.

*Os lanches podem ser doces ou salgados.

 **Almoço conta com refeição completa (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

Período parcial:

  • Mais Merenda entrada + Refeição salgada* + Mais Merenda saída.

*5 dias da semana com refeições salgadas (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

 

 

 

As compras da agricultura familiar são realizadas por meio de chamadas públicas, em que só podem participar agricultores familiares e suas representações. Trata-se de um procedimento em que não há disputa de preços – os critérios de seleção são locais de produção, prioridade para alimentos orgânicos, entre outros. Mais de 18 mil famílias participam anualmente das chamadas públicas, representadas por aproximadamente 200 associações e cooperativas da agricultura familiar.

 

Chamadas Públicas

A Coordenação de Planejamento da Alimentação Escolar, apresenta o recurso educacional: e-book de Análise Sensorial. Este guia prático e informativo visa expandir o conhecimento sobre a importância da análise sensorial na seleção dos alimentos fornecidos ao Programa da Alimentação Escolar.

 

Descubra o Mundo dos Sabores: E-book de Análise Sensorial Interna

Teste de Aceitabilidade - Guia Prático

Registro da Análise

Escala Hedônica

Controle - envelope das análises sensoriais externas

 O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por ter como uma de suas diretrizes a universalidade, também deve atender aos alunos com algumas necessidades específicas (alunos NAE). Essa determinação é amparada pela Lei n.º 12.982/2014 e engloba especificidades decorrentes de alguma comorbidade, como diabetes, obesidade e doença celíaca ou de cunho religioso e valores pessoais, como alunos muçulmanos, vegetarianos e veganos, por exemplo. A elaboração de cardápios especiais ratifica e fortalece as diretrizes do PNAE, determinadas pela Lei n.º 11.947/2009.

Saberes e Sabores das Escolas Paranaenses

A gestão estadual realiza o monitoramento nutricional dos alunos da rede pública estadual de ensino desde 2010, por meio da verificação de peso e altura dos estudantes e sua posterior conversão em Índice de Massa Corporal – IMC, o que permite classificá-los nas categorias obesidade, sobrepeso, eutrofia e magreza. A verificação de peso e altura é realizada pelos professores de educação física, e após registro em sistema eletrônico, é possível obter o estado nutricional por aluno, por turma, escola, Núcleo Regional de Educação (NRE).

Avaliação Nutricional 2024

Alimentação