Ação conjunta busca promover maior segurança no transporte escolar. 09/12/2020 - 15:50

O desafio de oferecer maior segurança ao transporte escolar foi tema de reunião entre o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – Fundepar e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), realizada na segunda-feira (07), em Curitiba. A ação conjunta busca soluções para melhorias em atividades que interferem na oferta desse serviço aos alunos paranaenses.

As propostas discutidas incluem a vistoria e o processo de regulamentação dos veículos escolares. “Precisamos discutir sempre as melhores alternativas que dispomos para oferecer um serviço de qualidade para os nossos estudantes que necessitam chegar às escolas com conforto e segurança”, comentou o diretor-presidente do Instituto Fundepar, Alessandro Oliveira.

Segundo o diretor de operações do Detran, Adriano Furtado, a iniciativa busca soluções a demandas existentes no transporte escolar. “Estamos discutindo ações possíveis que podem contribuir para que algumas dificuldades existentes por parte dos municípios sejam superadas”, disse,

Cerca de 9,2 mil veículos (entre ônibus e embarcações) são utilizados para o transporte escolar no Paraná. Quase 205 mil estudantes da rede estadual de ensino utilizam o serviço para chegarem a mais de 1,7 escolas estaduais, além de 348 conveniadas de educação especial.  Segundo o Sistema de Gestão do transporte Escolar (Siget), são 767,5 mil quilômetros rodados diariamente pelo transporte escolar paranaense.