Alunos com restrições alimentares recebem atenção específica 16/03/2022 - 16:03
Os alunos com necessidades alimentares especiais, ao longo da vida, precisam de um cuidado maior com as refeições que ingerem. Nas escolas estaduais do Paraná não é diferente. O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional - Fundepar garante uma alimentação adequada para mais de 600 estudantes que possuem essas restrições nutricionais.
A medida auxilia no desempenho das atividades desses alunos na escola. “Uma alimentação saudável e adequada, com alimentos variados e seguros contribui para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e reflete na melhoria do rendimento escolar. E esse alimento também deve respeitar àqueles que necessitam de atenção específica”, explicou Angelo Mortella, gerente do departamento de Nutrição e Alimentação da Fundepar.
A Fundepar investe em 2022 mais de R$7 milhões para a compra de mais de 350 mil quilos de produtos específicos como adoçante dietético, biscoito cream cracker integral, biscoito de polvilho sem glúten, torrada sem glúten, biscoito de sequilhos isento de proteínas, entre outros. As necessidades alimentares especiais desses estudantes são decorrentes de diabetes, doença celíaca, intolerância a lactose, fenilcetonúria, entre outras.
Os cardápios dos alunos com necessidades alimentares especiais são elaborados pelas nutricionistas do Departamento de Nutrição e Alimentação da Fundepar e as merendeiras também recebem orientações para o preparo das refeições.
Além da alimentação adequada, as ações também ajudam a incluir os alunos, como é o caso de Larissa Menezes, que apresenta intolerância a lactose. “É muito bom poder lanchar junto com meus colegas, estar junto mesmo comendo algo diferente deles, gosto muito da comida da escola, principalmente quando o prato do dia é quirera”, contou a aluna do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, em Curitiba.