Conselho de Administração da Fundepar se reúne 17/12/2020 - 09:40
O balanço das ações realizadas em 2020 pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – Fundepar, foi apresentado, nesta quarta-feira (16), em Curitiba, pelo diretor-presidente da autarquia, Alessandro Oliveira, durante reunião ordinária do Conselho de Administração da Fundepar. Foram cerca de R$ 435,8 milhões utilizados para despesas e investimentos na área de infraestrutura escolar.
Mesmo com um ano atípico por causa da pandemia, o Instituto Fundepar cumpriu com diversos objetivos planejados. “A aplicação dos recursos foi bem executada, o que garantiu uma boa quantidade de obras concluídas e iniciadas, um reforço na alimentação escolar com a compra de kits e a entrega de materiais que contribuíram para a educação do Paraná”, disse o presidente do Conselho, secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder.
Ao agradecer, Alessandro Oliveira, destacou que a superação dos desafios só foi possível por causa do compromisso da equipe da Fundepar. “A gestão pública passa pela transparência das suas ações, sendo necessário apresentar o resultado do nosso trabalho. Os demonstrativos da prestação de contas e aplicações de recursos orçamentários de 2020 mostram que buscamos a melhor maneira para atender com qualidade as demandas da educação”, ressaltou Alessandro Oliveira.
A pandemia alterou algumas das atividades da Fundepar. Principalmente com a necessidade de reorganização da alimentação escolar, cujos produtos foram distribuídos a mais de 230 mil famílias de estudantes cadastradas em programas sociais. Houve ainda a manutenção da compra de itens da agricultura familiar, da realização de obras construção, ampliação e reparos em prédios escolares, do repasse de recursos e das licitações.
A reunião ainda apontou alguns objetivos para o ano de 2021 nas áreas obras escolares, alimentação escolar, o aprimoramento de sistemas de gestão e buscar parcerias com outras instituições para contribuir na infraestrutura escolar.
CONSELHO - A Fundepar é uma autarquia com autonomia técnica, administrativa e financeira que integra a administração indireta do Estado e está vinculado à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Tem por finalidade incentivar e amparar o desenvolvimento e a difusão das atividades educacionais no Paraná.
Ao Conselho de Administração cabe a aprovação prévia de planos e programas de trabalho; de orçamento de despesas e de investimentos; de intenções de contratação de empréstimos; entre outras ações. Os conselheiros não recebem remuneração pelo desempenho da função, sendo considerado serviço relevante prestado ao Estado.
Ainda participaram da reunião Rafael Halila, representante da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística; a nova conselheira, representante dos funcionários da Fundepar, Andréia Lenartovicz; e diretores e gerentes do Instituto.