Coordenação de Patrimônio do Fundepar reúne representantes dos demais setores para alinhamento das etapas do Inventário 2025 02/09/2025 - 16:46

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – Fundepar realizou na segunda-feira (01) a 1ª Reunião da Comissão de Inventário e da Comissão Permanente de Procedimentos Patrimoniais (COPPA) do Instituto Fundepar. O encontro foi promovido pela Coordenação de Patrimônio (CPT) e reuniu no auditório do Instituto, em Curitiba, os representantes de cada setor, para o alinhamento das ações que irão gerar o Inventário 2025.
A coordenadora de Patrimônio, Rosilaine Terezinha Durigan Mortella, abriu a reunião falando das funções da CPT em relação ao inventário anual. A Lei Federal nº 4.320/1964 orienta os procedimentos de inventário para todos os entes da Federação, com o objetivo de tornar pública a descrição e a localização dos bens que compõem o patrimônio público. “Cada servidor público é responsável pela boa conservação dos bens a ele confiados. Conferir nosso inventário anualmente tem o objetivo de sabermos o patrimônio que temos no Fundepar e conferirmos onde cada bem está”, explica Mortella.
Neste ano, o cronograma prevê o prazo de 19 de setembro para a finalização da verificação dos quase 3.500 bens alocados no Fundepar. “Trabalharemos coletivamente, de modo que os departamentos sejam responsáveis pelos seus bens patrimoniais. Um representante de cada departamento deve preencher a planilha física que receberão na reunião de hoje e, desse modo, em um trabalho conjunto, poderemos finalizar o Inventário 2025”, diz Mortella.
Na sequência da reunião, a chefe do departamento de administração e recursos humanos, Irian Teresinha Marques, alertou para as implicações de quando um servidor movimenta um bem patrimonial entre diferentes salas do Instituto: “é preciso todo cuidado ao retirar um bem do seu local de origem e deslocá-lo para outra sala. Às vezes isso é feito de modo trivial, com a movimentação de uma cadeira, por exemplo, até para poder viabilizar um trabalho. Porém, como os bens são listados no Inventário também pelo local onde devem ser encontrados, é necessário informar todas as movimentações desses bens à COPPA, para que os devidos ajustes possam ser feitos no patrimônio”, explica Marques.
A reunião finalizou com a apresentação da analista de Patrimônio, Catia Mattoso, que detalhou as etapas do trabalho de Inventário neste ano e o tratamento dos dados levantados após a verificação dos bens: “vamos conferir toda a coleta de Patrimônio feita por parte dos departamentos, comparar com o que temos descrito no sistema, para fazermos os ajustes necessários antes de seguirmos para as etapas de finalização, com a entrega dos relatórios para assinatura dos coordenadores e gerentes”.
O cronograma completo das ações do Inventário 2025 e mais informações da CPT podem ser acessados na seção de Patrimônio do site Fundepar.
Fonte: Comunicação Instituto Fundepar