Curso capacita servidores para análise sensorial 15/02/2022 - 15:45

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) promoveu a primeiro módulo do curso de Introdução à Análise Sensorial de Alimentos, em Curitiba. O evento de capacitação, realizado em segunda-feira (14) e terça-feira (15), divido em quatro turmas, contou com a participação de servidores da autarquia.

O curso auxilia no processo de futuras aquisições dos produtos destinados à alimentação escolar. “Com um modelo de avaliação adequada, conseguimos adquirir alimentos que dificilmente serão rejeitados pelos nossos estudantes. Além da qualidade, também se gera uma economia de recursos públicos”, explicou o chefe do Departamento de Nutrição e Alimentação, Angelo Mortella.

Com o curso os servidores estarão credenciados para integrar a Comissão de Análise Sensorial de Alimentos para Habilitação na Licitação Pública. “O curso permite termos uma base de informações e de resultados que deixam mais claros critérios da licitação para produtos alimentícios. Com isso, sanearemos muitas questões levantadas pelas empresas, comentou a presidente da Comissão Permanente de Licitação da Fundepar, Sibele Lopes.

A análise sensorial é um conjunto de técnicas para identificar as características ou propriedades sensoriais de produtos a partir de reações fisiológicas e de certos estímulos da visão, olfato, audição, tato e paladar. No curso são identificados atributos como aparência, textura, sabor e odor e que são avaliados de maneira qualitativa e quantitativa.

O curso é ministrado por nutricionistas do Departamento de Nutrição e Alimentação e Nutrição Os demais módulos do curso serão realizados durante o ano.