Curso de formação certifica quase 1,5 mil merendeiras 03/12/2020 - 15:32

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional - Fundepar realizou a 3ª e última edição de formação continuada deste ano para merendeiras das escolas estaduais, por meio do curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. O evento ocorreu na modalidade de ensino a distância (EAD), com a carga horária de 24 horas. Ao todo 1.447 participantes receberam seus certificados.


O curso ofertado tem como objetivo o aprimoramento nos procedimentos alimentícios para assegurar a qualidade das refeições destinadas aos estudantes da rede estadual de ensino. E a conscientização dos agentes educacionais ligados à alimentação as normas sanitárias de saúde.


Realizado em formato autoinstrucional, isto é, a autonomia dos participantes na organização de seus estudos, ele teve quatro módulos: contaminação de alimentos, procedimentos higiênico-sanitários e saúde dos manipuladores, estrutura e organização das instalações e manipulação de alimentos.


O curso contou com a participação de agentes educacionais I e II, ligados à alimentação escolar. “O curso foi excelente, contribuiu para as práticas cotidianas no preparo e armazenamento dos alimentos, assim como, na organização e limpeza da cozinha”, comentou a merendeira da Escola Estadual do Campo de Nova Concórdia, em Toledo, Clair Ana Kotz.


Já a cursista Tatiana Eloisa Schultz, da Escola Estadual Indígena Araju Porã, em Diamante D’Oeste, utilizou o celular para acompanhar as aulas. “ O curso ensinou as formas corretas de manipular os alimentos, aprimorando assim, o trabalho dos profissionais que realizam as refeições dos alunos, levando em conta os devidos procedimentos, visando uma alimentação saudável dos estudantes”.


A merendeira Leda Dambros D’Andrade, que atua no Colégio Estadual São José, em São Jorge das Palmeiras, destaca o lado social do programa, ‘‘Achei muito interessante na colaboração tanto na parte profissional como na vida particular’’.