Escolas, alimentação e transporte de alunos são destaques nos 60 anos do Instituto Fundepar 01/07/2022 - 09:57

Os programas educacionais desenvolvidos pelo Instituto Fundepar foram destacados na solenidade que comemorou os 60 anos da autarquia, nesta quinta-feira (29). O secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, o diretor-presidente do Instituto, Marcelo Pimentel Bueno, e servidores participaram do encontro. Houve apresentação da Banda Musical do Caximba, regida pelo maestro Vitor Rodrigues, e entrega de medalhas a ex-presidentes do Instituto.

Criado em 1962, o Instituto Fundepar atua em construção, reforma e ampliação de prédios escolares, compra de equipamentos e mobiliários, faz a gestão da alimentação e do transporte escolar, além de administrar o Fundo Rotativo, de repasse de recursos diretamente às escolas.

“A Fundepar está na história de cada estudante do Paraná. Do prédio da escola à caneca de água, aqui no Paraná tem a Fundepar”, afirmou o secretário Renato Feder. “Cada estudante, cada professor, sempre terá a Fundepar na cabeça e no coração”.

Neste ano, o Programa Estadual do Transporte Escolar completa 25 anos de atendimento a alunos da educação básica da rede estadual, das áreas rural e urbana. A frota conta com aproximadamente 8.500 veículos, cinco embarcações e 7.800 condutores, que percorrem cerca de 690 mil quilômetros por dia em rotas rodoviárias e 12 horas diárias em rotas aquáticas.

Em parceria com os municípios, transporta, atualmente, cerca de 205 mil estudantes da rede, atendendo também 300 escolas conveniadas (Apaes). Isso garante o acesso à escola e a permanência desse público no processo de ensino.

Também na alimentação escolar houve avanço: a partir deste ano, os mais de 1 milhão de alunos da rede estadual de ensino vão receber três refeições por dia nas escolas. Com a ampliação, o programa Mais Merenda passa a oferecer mais um lanche na entrada e outro na saída de cada turno, além da merenda regular que já é dada nos intervalos das aulas.

Somente em 2022 serão distribuídas 15 mil toneladas de alimentos às escolas, em cinco etapas. A Fundepar projeta destinar até R$ 420 milhões para a merenda, com a previsão de ampliar a compra de proteínas animais, como carnes de boi, porco, peixe e frango e linguiças sem conservantes. Outro produto que passa a ser disponibilizado é a manteiga, que até então não era oferecida aos alunos.

Além dos recursos próprios, o Paraná utiliza 100% da verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para a compra de alimentos da agricultura familiar. A cota mínima prevista na legislação é a destinação de 30% do valor para adquirir produtos de pequenos agricultores. No Estado, 192 cooperativas vendem seus alimentos para a merenda da rede estadual, beneficiando cerca de 25 mil famílias de produtores.

Fonte: ANPr.

GALERIA DE IMAGENS