Evento 'Estudo e Planejamento' contribui para a formação de servidores do Fundepar 17/11/2025 - 10:06
O primeiro encontro da oficina de formação Estudo e Planejamento, promovido pela Secretaria Estadual da Educação, foi realizado na manhã de sexta-feira (14), para cerca de 70 servidores do Instituto Fundepar, no auditório da instituição.
Sob uma perspectiva pedagógica, foram abordados temas que envolvem propostas de impacto direto nos processos de ensino e aprendizagem.
“Ainda que o Fundepar tenha como atribuição principal a infraestrutura das escolas, a instituição integra de forma essencial o conjunto da educação pública, contribuindo para que o ambiente escolar seja um espaço adequado, acolhedor e favorável ao desenvolvimento dos estudantes”, destacou a diretora administrativo-financeira do Instituto Fundepar, Noemi Beatriz Grünhagen.
A proposta reforça o compromisso da instituição com a formação e o aprendizado na Educação pública, levando aos servidores novas visões sobre os conceitos de avaliação educacional e avaliação escolar, a discussão das diferentes abordagens — diagnóstica, formativa e somativa —, ajudando a contextualizar também o papel da avaliação externa no cenário educacional do Paraná.
A programação começou com uma introdução ao conceito de avaliação, seguida de uma breve dinâmica que contou com a participação dos presentes. Na sequência, foram abordados fundamentos que orientam o processo de ensino e aprendizagem nas escolas da rede pública estadual de ensino. “É preciso compreender como os estudantes aprendem e como apoiá-los nesse percurso”, destacou Georgete Marin, analista da Coordenação de Recursos Humanos do Fundepar.
Também foram apresentados os diferenciais entre Avaliação Educacional — focada no diagnóstico amplo dos sistemas, políticas e programas educacionais — e Avaliação Escolar, que acompanha a aprendizagem dos estudantes no cotidiano das instituições de ensino, orientando práticas pedagógicas e o desenvolvimento de competências.
O encontro encerrou com a exposição dos principais tipos de avaliação externa, como a do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Prova Paraná e a Prova Paraná Mais, ressaltando a contribuição que possuem para orientar políticas públicas, apoiar a gestão escolar e qualificar o planejamento pedagógico, com impacto direto nas práticas de sala de aula.
A formação, que totaliza 16 horas, terá continuidade na próxima terça-feira.
Fonte: Assessoria de Comunicação Fundepar












