Experiência do Paraná com agricultura familiar é tema de reunião interestadual 21/05/2021 - 10:24

O modelo de aquisição de alimentos da agricultura familiar aplicado no Paraná foi tema de reunião realizada nessa segunda-feira (17), via meet, com Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME). A experiência paranaense também foi motivo de encontro na semana passada com representantes da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP).

As ações desenvolvidas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – Fundepar para compra e distribuição de alimentos da agricultura familiar para mais de um milhão de alunos foram destacadas pelas instituições de São Paulo. A gestão do sistema merenda escolar, responsável pelo atendimento de 2,1 mil escolas estaduais, também foi abordada durante a reunião, além da possibilidade de migração de conhecimento para os sistemas estadual e municipal de São Paulo.

Em 2021, o Governo do Estado firmou contratos com aproximadamente 180 cooperativas e associações de pequenos produtores para garantir a entrega de produtos para as mais de 2,1 mil escolas. A compra oferece gêneros alimentícios diversificados, sazonais e produzidos próximos às escolas. São frutas, hortaliças, legumes, tubérculos, temperos, leite, panificados, ovos, sucos, iogurte, feijão e arroz, entre outros adquiridos de mais de 25 mil pequenos produtores paranaenses.

O Programa Estadual de Alimentação Escolar (PEAE) possui duas diretrizes: uma é a compra de grupos alimentícios, ao invés de itens, da agricultura familiar que incentiva a diversidade de alimentos e enriquece o quadro nutricional, com uma flexibilidade contratual com os agricultores. Outra é a gestão, por meio do sistema eletrônico merenda escolar para a licitação, processo, controle e fornecimento dos alimentos escolares.

CONTROLE – O Sistema Merenda Escolar é responsável pelo processo de controle das entradas de produtos no armazém central, do cálculo da quantidade de produtos a serem enviados (por meio da pauta e da quantidade de refeições informadas pela escola), a emissão das guias de remessa e controla o estoque das escolas por meio do Acompanhamento do Programa na Escola.

PANDEMIA:     A experiência do Paraná durante a pandemia no ano passado foi apresentada durante o Encontro Técnico de Nutricionistas promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para os profissionais que atuam nas redes estaduais de educação. O evento virtual apresentou novidades do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e informações técnicas e práticas sobre alimentação e nutrição para aprimorar a execução do programa em todo o país.

No ano passado, as escolas estaduais receberam cerca de 700 mil quilos de alimentos da agricultura familiar a cada 15 dias durante a pandemia - a entrega padrão seria semanal. Até o final do ano foram entregues 12,3 milhões de quilos de alimentos.

Com o tema “Agricultura familiar na pandemia – experiência da gestão estadual do Paraná” mostrou a importância da manutenção da alimentação escolar com a agricultura familiar para atender alunos em situação de vulnerabilidade – por causa da variedade de produtos e devido à questão de segurança alimentar a essas pessoas; além de manter o investimento junto às cooperativas e associações de pequenos agricultores do estado.

Para assistir à apresentação: AQUI.