Governo do Paraná faz a entrega da 3ª remessa de produtos que compõem o cardápio escolar 26/05/2025 - 17:40

O Governo do Estado, por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), já iniciou a entrega da 3ª remessa de alimentos não perecíveis do cardápio da alimentação escolar. As entregas iniciaram no início deste mês e seguem até a primeira quinzena de junho.
O montante corresponde a aproximadamente R$ 23,5 milhões da remessa centralizada (modelo em que a entrega dos produtos dos fornecedores às escolas é intermediada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR). Ao todo, serão entregues 4.494 toneladas de alimentos que, após terem sido inspecionados pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), seguirão para as mais de 2.000 escolas dos 399 municípios paranaenses.
Os alimentos que integram a 3ª remessa são tanto aqueles fundamentais para as preparações do cardápio escolar, como manteiga, farinhas, sal e temperos; produtos para o Programa Mais Merenda, como biscoitos, chás e leite em pó; quanto os alimentos mais utilizados nas grandes refeições, como arroz e feijões diversos, inclusive feijão orgânico.
“O Fundepar segue focado em manter a qualidade dos alimentos que chegam às escolas da rede pública estadual de ensino, de acordo com a excelência do trabalho que o Governo do Paraná faz questão de entregar aos estudantes”, comenta o Chefe do Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar do Fundepar, Angelo Marco Mortella.
ENTREGAS DIRETAS - Paralelamente à distribuição da 3ª remessa, também estão sendo entregues diretamente pelos fornecedores os alimentos perecíveis, como ovos, carnes e pães. Estes possuem prazos distintos de entrega, geralmente chegando às escolas a cada 15 ou 20 dias, ao longo do ano. As frutas, tubérculos e legumes, provenientes de mais de 200 cooperativas da agricultura familiar, têm entrega semanal, chegando frescos aos mais de 1 milhão de estudantes da rede estadual de ensino.
PINHÃO - A previsão é que famílias fornecedoras de alimentos da agricultura familiar continuem a entrega de pinhão para escolas de alguns Núcleos Regionais. Mais de 200 kg já foram entregues, contudo o volume das entregas de pinhão deste ano dependerá da produção gerada pelas famílias de agricultores fornecedores.
Fonte: Instituto Fundepar.