Governo entrega mais de 212 mil kits de alimentação escolar 20/07/2020 - 15:29

O Governo do Paraná distribuiu mais de 212 mil kits de alimentação escolar para as famílias dos estudantes beneficiários de programas sociais ou em situação de vulnerabilidade. A entrega acontece em todas as mais de 2,1 mil escolas estaduais e as mais de 3 mil toneladas de alimentos são resultado de um investimento de R$ 8,5 milhões.

“A distribuição dos kits padronizados de alimentação escolar é resultado do enorme esforço que o Governo do Estado tem feito para garantir que milhares de estudantes e suas famílias tenham melhores condições alimentares durante esse período de pandemia”, ressaltou o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – Fundepar, Alessandro Oliveira.

Cada escola recebe uma quantia correspondente ao número de estudantes e o diretor tem a autonomia para organizar a entrega. Os kits são compostos por arroz, feijão, macarrão farinha de fubá, molho de tomate e óleo de soja. “A entrega desse kit ajuda muitas pessoas, como eu, que não têm condições. São produtos que precisamos no dia a dia para manter nossos filhos alimentados, que é o mais importante”, ressaltou Maria José de Souza da Silva, mãe de um estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Papa João Paulo I, em Curitiba.

DECRETO DO GOVERNADOR - A entrega da merenda foi regulamentada pelo Decreto nº 4.316/2020 do Governo do Paraná. A decisão busca garantir que os estudantes tenham acesso facilitado aos alimentos durante o período de suspensão de aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19. Já foram entregues 22 milhões de quilos de alimentos.

PAPEL SULFITE – As famílias também recebem material impresso para os alunos da rede que estão sem acesso à TV aberta e às ferramentas on-line para acompanhar as aulas a distância em função da pandemia. A Fundepar ainda distribuiu 80.380 resmas de papel A4 para as mais de 2,1 mil escolas estaduais. O investimento para compra de papel chegou perto de R$ 1,5 milhão e cada escola recebeu uma quantidade baseada no número de matrículas existentes.

SEGURANÇA – Por causa da pandemia as escolas receberam um protocolo de segurança da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para manter os cuidados tanto com as famílias que vão retirar os alimentos e o material pedagógico, quanto com a equipe de servidores e voluntários que ajudam nessas ações.

Há orientações para usar máscaras, manter o distanciamento social e fazer a higienização adequada das mãos e demais itens. “Todos os kits de alimentação são higienizados antes de serem entregues para as famílias. Tomamos os cuidados de maneira que todos fiquem em segurança”, explicou o diretor do Colégio Estadual Papa João Paulo I, Aguinaldo Carneiro.