Governo libera cotas do Fundo Rotativo 07/07/2020 - 11:39
O Governo do Paraná liberou cerca de R$ 10,8 milhões para as mais de 2,1 mil escolas estaduais. O recurso se refere às cotas normal de consumo e a normal de serviço do programa Fundo Rotativo. Os recursos servem para auxiliar na realização das atividades educacionais e para atender as demandas diárias das instituições, contribuindo para a qualidade de ensino.
A cota consumo é destinada para a aquisição de materiais de limpeza, expediente, didático, esportivo, gás, lâmpadas, por exemplo. Nessa época de pandemia, o recurso pode ser utilizado para a elaboração de materiais impressos para os alunos da rede que estão sem acesso à TV aberta ou às ferramentas online. Já a cota serviço deve ser utilizada para a contratação de atividades que envolvem pequenos reparos, como a limpeza da caixa de água, instalação elétrica e hidráulica.
O Fundo Rotativo é um programa de repasses direto às instituições de ensino traz agilidade na hora de efetuar pequenos reparos na infraestrutura ou fazer compras de materiais de expediente, limpeza ou pedagógicos. O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) é responsável pelo seu gerenciamento.
A aplicação dos recursos é feita mediante aprovação e acompanhamento da comunidade escolar e para receber o dinheiro, as escolas precisam estar com as prestações de conta regularizadas.