Instituto Fundepar celebra o maior programa de segurança alimentar do Paraná no Dia Mundial da Alimentação 16/10/2025 - 15:17

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) é responsável por conduzir o maior programa de segurança alimentar e nutricional do estado do Paraná – o programa de alimentação escolar. Por meio dele, são distribuídas diariamente cerca de 1,5 milhão de refeições aos estudantes das mais de 2 mil escolas da rede pública estadual de ensino, em todos os 399 municípios paranaenses.

Nesta terça-feira (14), a equipe de nutricionistas do Fundepar participou do evento pelo Dia Mundial da Alimentação, que reuniu autoridades do estado, dos municípios e membros da sociedade civil no Palácio Iguaçu. O governador Ratinho Jr. encerrou a celebração destacando o programa Mais Merenda, desenvolvido pelo Fundepar a fim de garantir 3 refeições por aluno por turno escolar. 

“Quando o aluno entra na escola, ele se alimenta; no intervalo, ele também se alimenta; e depois da última aula, ele se alimenta de novo. Volta para casa bem alimentado", disse o governador.

A preocupação dos nutricionistas do Fundepar também está em destinar às escolas alimentos diversos, tanto convencionais quanto orgânicos. O Paraná é o estado do Brasil que mais compra orgânicos para compor a merenda escolar.

“Aqui no Instituto, nós trabalhamos para que a alimentação escolar do Paraná seja completa. Buscamos fornecer aos estudantes diversidade de alimentos, inclusive aumentando progressivamente a quantidade de orgânicos provenientes da agricultura familiar, a fim de que os estudantes tenham acesso à variedade nutricional necessária ao bom desenvolvimento”, explica Rosangela Mara Slomski Oliveira, coordenadora de Planejamento da Alimentação Escolar do Fundepar e conselheira da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

As celebrações pelo Dia Mundial da Alimentação continuaram na Assembleia Legislativa do Paraná, onde o Fundepar apresentou em audiência pública as políticas aplicadas aos produtos que compõem a alimentação escolar. O foco foi no aumento da demanda de orgânicos, que hoje somam cerca de 4,3 mil toneladas de alimentos, entre hortaliças, frutas, arroz e feijões, adquiridos de 20 mil famílias de produtores locais. Isso representa 25% de todos os produtos comprados da agricultura familiar.

"Quando começamos com a oferta de orgânicos, em 2011, apenas escolas de 29 municípios eram atendidas. Hoje, já temos 291 municípios que recebem alimentos orgânicos para a alimentação escolar", comenta a nutricionista Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Fundepar, Andrea Bruginski. “É um trabalho conjunto, com a contribuição dos agricultores familiares, das cooperativas, de outras secretarias. São diversos agentes envolvidos para que a segurança alimentar aconteça não só dentro da escola, mas seja desenvolvida etapa por etapa, desde o campo”, complementa.

PROTEÍNAS – Além dos orgânicos, os cardápios elaborados pela equipe de nutrição do Instituto Fundepar seguem as diretrizes da Resolução CD/FNDE nº 006/2020, que estabelece a oferta de alimentos fonte de ferro heme (proteína animal) no mínimo quatro dias por semana. O nutriente contribui para o crescimento saudável e o bom desempenho escolar dos estudantes.

O maior programa de segurança alimentar e nutricional do estado do Paraná alcança 2.200 escolas, 23 colégios agrícolas e 62 instituições indígenas e quilombolas, todos distribuídos nos 32 Núcleos Regionais de Educação.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação | Fundepar

GALERIA DE IMAGENS