Lideranças do Fundepar participam da Capacitação de Líderes promovida pela Seed 13/08/2025 - 17:15

Aconteceu hoje (13), no auditório do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), em Curitiba, o primeiro encontro presencial da Capacitação de Líderes voltada ao Fundepar, evento promovido pela equipe de Projetos e Processos do Setor de Desenvolvimento Humano da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O objetivo da formação consiste em reunir e fortalecer os gerentes, diretores e coordenadores de cada setor do Instituto, por meio da apresentação de 4 módulos que abordam temas como: liderança, gestão de conflitos, comunicação assertiva e gestão de equipes de alta performance, além de dinâmicas que os servidores são incentivados a realizar em grupos.

Cerca de 30 líderes públicos participaram do primeiro encontro e mostraram-se animados com a iniciativa inédita. “É a primeira vez que nós temos essa possibilidade, é um evento inovador. Em 20 anos de serviço público, eu nunca tive uma capacitação como essa, então é maravilhoso, uma grande oportunidade”, comenta a Coordenadora de Recursos Humanos do Fundepar, Fabiana Hass Maia.

A equipe de Projetos e Processos do Setor de Desenvolvimento Humano da Seed aplicou a capacitação para servidores da secretaria no ano passado e identificou nos líderes a necessidade de se sentirem qualificados. “Resolvemos, então, reproduzir a iniciativa também aqui no Fundepar, pois o Instituto é um braço fundamental da Seed. Será importante principalmente para as trocas entre os líderes, porque é um momento que discutiremos juntos as competências de liderança e, assim, eles conseguem trocar entre si as experiências que cada um tem. Nada melhor do que eles mesmos para trazerem isso ao debate”, explica a Coordenadora do Desenvolvimento Humano da Seed, Cristiane Sato. “Esperamos que essa cultura de formação de liderança perdure, saia do projeto e se torne um processo que acontece todos os anos.”

Os módulos da formação foram divididos em 4 encontros presenciais, sendo que os demais acontecerão nos dias 20 e 27 de agosto e 03 de setembro, sempre das 14h às 16h30, no auditório do Fundepar.

Fonte: Comunicação Fundepar

GALERIA DE IMAGENS