Novos representantes assumem Conselho de Alimentação Escolar 21/05/2021 - 16:01

Os novos representantes do Conselho Estadual de Alimentação Escolar (Ceae) tomaram posse nessa quarta-feira (19) para um mandato de quatro anos (2021-2025). Após votação realizada via meet, também foi eleita a nova presidente, Urçula Carina Zanon e ainda houve a formação da mesa diretora.

O Conselho promove a participação social nas políticas públicas destinadas à alimentação escolar do estado. “O principal é buscar manter o diálogo para atuarmos de forma conjunta para melhorar ainda mais a qualidade da alimentação escolar que é servida nas nossas escolas”, comentou o gerente de Nutrição e Alimentação do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – Fundepar, Ângelo Mortella.

Visão semelhante possui a nova presidente do Ceae, Urçula Zanon. ‘‘A nossa gestão será para renovar e fiscalizar, de maneira unida, para garantir a continua evolução do programa estadual de alimentação escolar, pois sabemos a importância do papel da alimentação de qualidade no dia a dia de todos os alunos paraenses’’, ressaltou.    

Ainda cabe ao conselho a responsabilidade pela fiscalização e aplicação dos recursos; análise de relatórios e de prestação de contas; comunicar possíveis irregularidades; fornecimento de informações sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); entre outras ações.

São 14 membros titulares e 24 suplentes: Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná, Federação das Comunidades Quilombolas do Paraná, União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Conselho Regional de Nutricionistas da Oitava Região e representante dos pais de alunos. Além de indicações do governo do estado.