Parceria entre Fundepar e Cohapar conclui obra em mais um colégio estadual 31/05/2021 - 09:49

O Colégio Estadual de Iporã, localizado no Centro do município, no Noroeste do Paraná, teve sua obra de reforma concluída nesta semana. O projeto fez parte de uma parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). Pelo convênio, o Instituto Fundepar realiza a obra e a Cohapar presta assessoria técnica e fiscaliza o trabalho durante todo o andamento, até a conclusão.

O projeto de reformas abrange ações de melhorias em 101 unidades da rede estadual de ensino. Atualmente, a companhia está acompanhando 70 obras de reforma em andamento no Estado. A soma dos investimentos é de R$ 42 milhões, com recursos da Fundepar.

Para o colégio de Iporã foram destinados R$ 114 mil. Os engenheiros da Cohapar estiveram no local para fiscalizar a obra na quarta-feira (26). O colégio atende 1.037 alunos, nos períodos da manhã, tarde e noite, com ensino fundamental, médio e profissionalizante.

“Foram recuperados telhado, muros e pisos. A obra abrangeu também outras melhorias menores”, explica o chefe regional de Umuarama da Cohapar, Raimundo Afonso. De acordo com ele, a intervenção garante segurança para os alunos. “Eles terão mais conforto e qualidade nos espaços para a realização das atividades diárias”.

De acordo com o diretor do colégio, José Sorrilha, eram muitas as dificuldades da instituição e dos alunos. “Muro caído, infiltração na biblioteca e nos banheiros, goteiras nos refeitórios. Tudo isso foi muito bem refeito, protegendo a escola toda”, afirma.

PARCERIA – O desenvolvimento das atividades de fiscalização da Cohapar tem prazo máximo de 23 meses. Durante este período, os fiscais da companhia, que são indicados por meio de portarias da Fundepar, devem visitar os colégios designados, prestar assessoria técnica, avaliar os serviços executados, fazer as medições programadas, notificar as empresas quando necessário, emitir relatórios periódicos e verificar as condições de trabalho.

Fonte: ANPr.