Reunião interestadual destaca gestão do programa de alimentação escolar 07/12/2020 - 15:25
O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional - Fundepar promoveu, nessa quinta-feira (03), via meet, encontro com representantes da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, para apresentar o modelo de gestão desenvolvido pelo Paraná na compra de produtos da agricultura familiar que são destinados à alimentação escolar.
O Paraná é referência nacional em relação à aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar. “O Paraná se destaca por desenvolver estratégias e sistemas que permitem o emprego eficiente de recursos, o que nos coloca entre os primeiros Estados no volume de alimentos de qualidade adquiridos da agricultura familiar”, explicou o diretor-presidente da Fundepar, Alessandro Oliveira.
A apresentação aos gestores abordou as temáticas de produção e distribuição de alimentos convencionais e orgânicos e a estratégias de aquisições da agricultura familiar adotadas no Paraná que resultaram na ampliação de compras de produtos desse segmento. O funcionamento do sistema eletrônico de merendas também foi explicado durante a reunião.
Até novembro deste ano, foram investidos R$ 60 milhões para compra de 11 mil toneladas de produtos da agricultura familiar, beneficiando cerca de 25 mil famílias de pequenos agricultores paranaenses.
A Lei Federal nº11.947/2009 determina a destinação mínima de 30% dos recursos federais na aquisição de alimentos da agricultura familiar. No Paraná, esse investimento chega próximo a 70%.
Em 2017, o Estado recebeu o prêmio Boas Práticas de Agricultura Familiar Para Alimentação Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), devido à experiência exitosa na compra de produtos da agricultura familiar, ação prevista no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Participaram também da reunião integrantes do Ministério Público de São Paulo e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.