PAUTAS E CARDÁPIOS PADRONIZADOS

O que é pauta?

Atualmente são 9 pautas.

A pauta se refere à frequência na qual são servidas refeições e lanches durante a semana.

Para cada pauta há um cardápio diferente, que é adaptado para atender às necessidades específicas dos estabelecimentos escolares.

IMPORTANTE: Se a pauta da escola não está adequada à realidade dos alunos, é possível solicitar alteração ao Núcleo Regional de Educação.

 

 

PAUTA 1

 

PAUTA 1

  • Turmas de período parcial.
  • Escolas de Pauta 1 recebem feijão carioca.
  • Mais Merenda entrada + Refeição salgada* + Mais Merenda saída.

* 5 dias da semana com refeições salgadas (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

 

 

 

PAUTA 2

 

PAUTA 2

  • Turmas de período parcial.
  • Escolas de Pauta 2 recebem feijão carioca.
  • Mais Merenda entrada + Refeição*/Lanche* + Mais Merenda saída.

*4 dias da semana com refeições salgadas (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes) e 1 dia da semana com lanche (ex: cereal de milho + composto).

 

 

 

PAUTA 3

 

PAUTA 3

  • Turmas de período integral.
  • Escolas de Pauta 3 recebem feijão preto e carioca.
  • Mais Merenda entrada + Lanche da manhã* + Almoço** + Lanche da tarde* + Mais Merenda saída.

*Os lanches podem ser doces ou salgados.

 **Almoço conta com refeição completa (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

 

 

 

PAUTA 4

 

PAUTA 4

  • Servimento de lanches em 5 dias da semana, para escolas que não contam com espaço de cozinha para a manipulação de alimentos.

 

 

PAUTA

 

PAUTA 5

  • Turmas de período parcial.
  • Escolas de Pauta 5 recebem feijão preto.
  • Mais Merenda entrada + Refeição salgada* + Mais Merenda saída.

*5 dias da semana com refeições salgadas (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

 

 

 

PAUTA 6

 

PAUTA 6

  • Turmas de período parcial.
  • Escolas de Pauta 6 recebem feijão preto.
  • Mais Merenda entrada + Refeição*/Lanche* + Mais Merenda saída.

*4 dias da semana com refeições salgadas (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes) e 1 dia da semana com lanche (ex: cereal de milho + composto).

 

 

 

PAUTA 7

 

PAUTA 7

  • Escolas de período integral e parcial.
  • Escolas de Pauta 7 recebem feijão preto e carioca.

Período integral:

  • Mais Merenda entrada + Lanche da manhã* + Almoço** + Lanche da tarde* + Mais Merenda saída.

*Os lanches podem ser doces ou salgados.

 **Almoço conta com refeição completa (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

Período parcial:

  • Mais Merenda entrada + Refeição salgada* + Mais Merenda saída.

*5 dias da semana com refeições salgadas (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

 

 

 

PAUTA 8

 

PAUTA 8

  • Escolas agrícolas são período integral.
  • Mais Merenda entrada + Lanche da manhã* + Almoço* + Lanche da tarde* + Mais Merenda saída.

*Os lanches podem ser doces ou salgados.

 *Almoço conta com refeição completa (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

  • Internatos também incluem: Jantar* + Ceia**

*Jantar conta com refeição completa (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

**na Ceia é ofertado lanche doce (ex: frutas).

 

 

 

PAUTA 9

 

PAUTA 9

  • Escolas de período integral e/ou parcial.
  • Escolas de Pauta 9 recebem feijão preto e carioca.

Período integral:

  • Mais Merenda entrada + Lanche da manhã* + Almoço** + Lanche da tarde* + Mais Merenda saída.

*Os lanches podem ser doces ou salgados.

 **Almoço conta com refeição completa (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

Período parcial:

  • Mais Merenda entrada + Refeição salgada* + Mais Merenda saída.

*5 dias da semana com refeições salgadas (ex: arroz + feijão + proteína animal + legumes).

 

 

 

 Você já conferiu os novos cardápios das escolas estaduais do Paraná?

Neste ano de 2024, estão sendo implementados os cardápios padronizados para proporcionar refeições mais nutritivas, evitar o desperdício e favorecer o planejamento, o que contribui para o bom uso dos recursos públicos.

 

Por que foram criados os cardápios padronizados?

A padronização visa evitar a repetição de refeições monocromáticas e menos atrativas, assim promovendo uma variedade de cores, texturas e sabores que estimulem não apenas o apetite, mas também a nutrição adequada dos estudantes. Essa iniciativa não apenas melhora a qualidade das opções alimentares oferecidas nas escolas, mas também contribui para a formação de hábitos saudáveis, fomentando uma relação positiva com a comida e promovendo o bem-estar geral dos alunos.

 

Em tempo: o termo "alimentação escolar" é mais abrangente e inclusivo do que "merenda escolar". Enquanto "merenda" sugere apenas um lanche ou refeição simples, "alimentação escolar" enfatiza a importância de fornecer refeições nutritivas e balanceadas para os alunos, visando não apenas saciar a fome, mas também promover a saúde e o desenvolvimento adequado. Portanto, é mais adequado usar o termo "alimentação escolar" para refletir essa abordagem mais abrangente e educativa. O termo merenda escolar, foi deixado de ser utilizado em 1979.

 

  ➡️ Informação 401/2024: Orientações a respeito do cardápio padronizado.

 

2ª REMESSA 2024:

 

CARDÁPIOS PADRONIZADOS - PAUTAS 1 E 5

CARDÁPIOS PADRONIZADOS - PAUTAS 2 E 6

CARDÁPIOS PADRONIZADOS - PAUTAS 2 E 6 - PROJETOS

CARDÁPIOS PADRONIZADOS - PAUTA 3

CARDÁPIOS PADRONIZADOS - PAUTA 4

CARDÁPIOS PADRONIZADOS - PAUTA 7 - INTEGRAL E REGULAR

CARDÁPIOS PADRONIZADOS - PAUTA 8

CARDÁPIOS PADRONIZADOS - PAUTA 9 - INDÍGENA/QUILOMBOLA

 

1ª REMESSA 2024:

 

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS DE TODAS AS PAUTAS

CARDÁPIOS PADRONIZADOS - PAUTAS 1 E 5

CARDÁPIOS PADRONIZADOS - PAUTAS 2 E 6

CARDÁPIOS PADRONIZADOS - PAUTAS 2 E 6 - PROJETOS

CARDÁPIOS PADRONIZADOS - PAUTA 4

CARDÁPIOS PADRONIZADOS - PAUTA 8

CARDÁPIOS PADRONIZADOS - PAUTA 9 - INDÍGENA/QUILOMBOLA